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30 Comportamentos que são Motivos de Demissão em VENDAS no Agro!

Carlos Henrique - CEO | Mentor | Consultor | Trainer Especialista em Vendas Consultivas no Agronegócio
30.08.2020
 
Quem não conhece a história do Excelente Profissional de Vendas promovido para o cargo de Gerente, que não conseguiu apresentar resultados e acabou sendo demitido? 
 
Existem várias pesquisas que apontam os principais motivos, que levam uma pessoa a ser demitida sem justa causa, as questões ligadas ao comportamento quando somadas superam 80% destes motivos. Os outros 7% são ligados a corte de custos, readequação do quadro, novas estratégias, e apenas 13% porque a pessoa não cumpriu com as metas e objetivos, isto mesmo você leu certo, esta informação é com base em inúmeras pesquisas de várias instituições de renome mundial.
 
Os resultados individuais também foram alvo de pesquisas, e a constatação foi de que apesar dos profissionais terem conhecimento técnico, seu desempenho e a sua performance está mais ligada as suas atitudes e comportamentos frente aos desafios diários. Os seres dotados do mais alto QI – Quociente Intelectual, não são as pessoas de maior projeção no mundo dos negócios ou muito menos as possuidoras das maiores fortunas, pois não conseguiram transformas seu grande conhecimento técnico em resultados.
 
Você deve conhecer alguém com muito estudo e muito inteligente que não é uma pessoa de sucesso e, muito menos figura entre as mais ricas, não é verdade?
Sabendo disso, muitas empresas perceberam que muito pode ser evitado ou potencializado, logo na contratação, pois o Curriculum Vitae (Currículo Profissional) é apenas um espelho da formação, das certificações e da história profissional da pessoa, e que seus conhecimentos e habilidades técnicas estão subentendidos como possuinte. O que o CV não mostra são os traços de caráter, de personalidade, o QE – Quociente Emocional, os valores motivadores e as preferências de pensamento, ou seja, não mostra o que é mais importante!
 
Isto mesmo, as empresas de maior desempenho no mercado estão mudando, ou já mudaram seus processos seletivos, para medir o QE dos candidatos! Mas não para por aí este processo de avaliação da inteligência emocional, continua durante a sua permanência na empresa, pois é necessário ser acompanhado periodicamente, principalmente para se avaliar e medir a sua convergência de competências, habilidades e comportamentos às estratégias da organização. 
 
Preparei uma lista com os principais Comportamentos Negativos, e estão ligados diretamente as chamadas Soft Skills (tema do próximo artigo), que levam a uma demissão:
1. Não conseguir trabalhar em equipe ou relacionamento ruim com a equipe - o excesso de individualismo atrapalha demais a comunicação e os processos internos, além de impactar no ambiente interno;
2. Falta de adequação à Cultura da empresa - quando o comportamento do colaborador é destoante a missão e aos valores em que a empresa deposita suas decisões e ações;
3. Relacionamento ruim com o supervisor imediato - a figura desta pessoa na hierarquia existe para primeiro ser uma representante dos níveis superiores ou dos próprios donos, segundo para dar suporte ao trabalho;
4. Inadequação a política da empresa - o ambiente de trabalho deve estar convergente com o que o profissional se sinta bem, caso contrário ele deve procurar um local melhor;
5. Atrasos e faltas - hoje as empresas têm trabalhado com vários horários ou situações de flexibilidade, mas não use isso de forma abusiva, tem sempre alguém olhando;
6. Mau caráter, dentro da empresa quase tudo é treinável, e o caráter é um dos que não é, e pode destruir a carreira de qualquer um; 
7. Colocar sempre a culpa no outro - toda empresa aceita erros e entende que deve fazer parte do processo de aprendizagem, por isso olhe para si e entende os motivos do erro, enfrente as consequências;
8. Procrastinação - ficar sempre adiando é um comportamento de auto boicote e revela insegurança;
9. Falta de Autorresponsabilidade - todo e qualquer resultado ele é seu, assuma a sua responsabilidade por ele se foi baixo ou teve problemas, fique atento, avalie o que aconteceu e que podia ser diferente, e aja melhor e diferente, não fique justificando; 
10. Negativismo ou pessimismo em excesso - pessoas que só reclamam da situação, vivem recordando fatos do passado, dizem que nada vai dar certo, não acredita na importância das mudanças, ficam doentes e são tóxicas aos demais;
11. Resistência a mudanças - a mudança é para as empresas como o ar que respiramos e o nosso tanto precisa para sobreviver, aceite e se preocupe com a sua velocidade de flexibilidade e adaptação;
12. Ser arrogante (eu-quipe) - saber mais ou ter um resultado melhor que outras pessoas, não torna o profissional melhor que os demais colegas, humilhação é insuportável;
13. Baixo interesse em aprendizado - novos conhecimentos são gerados a todo momento, a tecnologia e a informação cada dia mais tem um ciclo de vida muito curto, que não se atualiza vai ficar à margem do caminho;
14. Ficar fora do radar da promoção - o baixo desempenho e a demonstração de que não está interessado em um novo desafio dentro da empresa, pode significar desinteresse e que é hora de buscar uma nova oportunidade, saia da acomodação;
15. Dificuldade em ser Autêntico - está ligado a não ser e não se expressar seus pensamentos, não contribuir com as suas diferenças de ideias, não ser um robô engessado, mostre quem você é e porque está ali;
16. Problemas de saúde com frequência - o estresse é um gatilho que motiva uma série de doenças, mais o gerador do estresse pode estar ligado a se sentir forçado ao trabalho, uma exigência além do normal ou que exige uma grande adaptação em sua autenticidade;
17. Não construir um Networking - fazer uma rede de relacionamento externo ao ambiente de trabalho e além dos clientes, pois é a construção da sua reputação, que quando bem feita traz benefício para o seu trabalho, mas o contrário também é verdadeiro;
18. Falta de iniciativa - não espere que alguém demande uma solução de você, esteja sempre atento as situações, e trabalhe de forma proativa para que não haja problemas em demasia;
 
 
19. Falta de engajamento - quando falta interesse em participar de um projeto novo, de aceitar e acreditar em uma nova estratégia, em demonstrar real vontade de participar junto aos demais, pode parecer que está mais preocupado em receber o salário;
20. Falta de comprometimento - quando seu trabalho exige no mínimo 100% sua dedicação, e você está entregando bem menos, e inclusive com afetando sua produtividade e consequentemente seus resultados;
21. Violar segredos da empresa - revelar informações da empresa a terceiros, mesmo que seja um simples comentários, pode causar sérios danos, e quebra algo muito difícil de construir em uma relação profissional: a confiança;
22. Senso de propriedade - ter hábitos pouco éticos ou esbanjadores podem afetar sua avaliação, trate o patrimônio e insumos da empresa como sendo seus, e se pergunte sempre: se isto fosse meu, eu gastaria ou usaria assim?
23. Alto nível de informalidade - chamar pessoas por apelidos, não respeitar a hierarquia, fazer brincadeiras em excesso, ser invasivo ou inconveniente na empresa e com clientes, é uma postura que pode desagradar muito as pessoas;
24. Gerador de conflitos - uma pessoa que briga com todo mundo ou que provoca situações de conflito entre as pessoas, impacta muito no ambiente de trabalho e mina a energia dos demais, prendendo muito a atenção dos líderes;
25. Uso inadequado das redes sociais ou da internet - cada trabalhador vende para o empregador pelo menos 8 horas do seu dia, se o uso das mídias sociais ou da internet não faz parte do seu trabalho, evite usá-la, pois assuntos pessoais devem ser tratados em outros horários;
26. Falta de gentileza - é percebido a todo momento no comportamento do colaborador, desde a organização do seu ambiente de trabalho, até no ambiente do cliente, fatos como falta de atenção ao outro, uma falta de respeito aos demais, é considerado puro individualismo;
27. Roubar a empresa - a honestidade não é medida, deve ser demonstrada com pequenas ações, como não buscar para benefício pessoal, usar a estrutura, equipamentos e insumos da empresa sem consentimento;
28. Não gostar de resolver problemas - se a empresa não tivesse problemas em suas relações comerciais, não precisaria de uma equipe para atender clientes, você foi contratado para resolver problemas;
29. Não saber resolver problemas - não basta o conhecimento técnico para resolver problemas, e muito menos a todo momento pedir socorro ao seu líder, é preciso ser criativo para encontrar soluções para um mesmo problema, não se torne um problema;
30. Falta de proatividade - ficar esperando que te mande fazer algo ou que defina com você uma agenda de trabalho a todo momento, desgasta a sua imagem como profissional, seja seu próprio gerente, pense no que pode fazer de novo e tenha sempre um plano de ação;
 
Então eu te convido, Bora Bater Metas!
 

Prazer, Carlos Henrrique

Consultor e Especialista em Vendas

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